22 de julho de 2020

COMO MONTAR O SEU ROTEIRO DE VIAGEM

Viajar para Orlando é mágico, é certeza de diversão, mas para que tudo o que você deseja fazer aconteça é preciso montar um roteiro de viagem, independente se é a sua primeira vez em Orlando ou se já foi várias vezes.

Veja aqui o passo a passo para montar um roteiro e as nossas dicas.


Bora montar o seu roteiro para a viagem?!!!

Viajar já é maravilhoso e quando é para Orlando é ainda melhor, sozinho, em casal ou em família/grupo, é certeza você vivenciar momentos mágicos.

Para que tudo ocorra perfeitamente, sem esquecer nada, ou perder o horário das atrações, é preciso montar um roteiro de viagem com toda a sua programação e não ache que será difícil ou impossível fazer, é fácil e será o melhor roteiro porque foi feito por você que conhece tão bem o seu grupo.

Mas, e se eu seguir o roteiro do fulano que já fez essa viagem? Eu não aconselho, você pode se basear nele para montar o seu, mas seguir a risca o roteiro do outro pode te fazer perder atrações e passeios que para o seu grupo é legal e para o grupo do fulano não era.

Uma coisa é certa, seu roteiro não estará pronto em um dia, com certeza precisará alterar muitas vezes as datas, até conseguir inserir toda a sua programação.

Pode ter certeza que durante a montagem do roteiro você já começará a curtir a viagem, é isso mesmo, como a gente sempre diz a diversão já começa no planejamento da viagem.

Bora começar:

1 - Escolha a sua ferramenta

O primeiro passo é escolher a ferramenta que você montará o roteiro: Planilhas eletrônicas, caderno, agenda. Escolha a que você mais gosta de utilizar. 

Eu sempre inicio o meu roteiro, fazendo rascunho no caderno, mas depois passo para o Excel (do Windows) 😜 .

2 - Informações básicas para a viagem

A primeira coisa que você precisa fazer é elencar a parte básica da viagem que você já comprou, ou seja, informações sobre, voo, hotel, carro, separe todos os horários e datas.

- Voo ida e volta - Já coloque na planilha as informações do seu voo, a data que você chega e o horário e a data e horário de retorno (coloque também o horário que você deve chegar no aeroporto, com 3 horas de antecedência).

- Hotel ou casa - para o hotel/casa insira nos dias que você estará hospedado, isso porque muitas pessoas trocam de hotel durante a viagem (metade da viagem em hotel da Disney e a outra metade em um hotel da Universal, por exemplo).

- Carro - data e horário de retirada do carro alugado e da devolução, se você for alugar, claro.

Uma dica: se você tiver tempo separe sempre o primeiro dia após o voo para descansar, aproveite para fazer compras, muitas pessoas querem comprar celular, câmeras fotográficas, roupas, tênis, aproveite esse dia. E, você também pode aproveitar esse dia para ir passear no Disney Springs (quem não tem MagicBand já dá para aproveitar e trocar o seu voucher Disney por ingressos físicos no Guest Relation ou comprar a MagicBand 😀). Eu sei que o pessoal quer chegar logo em Orlando e já ir para parque, mas ir descansado pode ter certeza que é bem melhor, aproveitará mais o dia.

Então, nesta primeira etapa você já terá o início do planejamento. Abaixo eu inseri um exemplo para você ter uma ideia de como colocar na planilha.

Exemplo de planilha para montar o roteiro. Todas as informações estarão no roteiro.
Você pode personalizar e incluir cores e figuras para diferenciar parques e atividades.
3 - Parques

Agora, nesta etapa, inicia o planejamento dos dias em que você estará na viagem. A primeira coisa a fazer é elencar quantos dias de parques você fará e quais os parques você pretende visitar. Converse com o seu grupo para fazer a escolha.

Para te ajudar, nós temos os roteiros de todos os parques, com a descrição de todas as atrações, a altura mínima necessária para cada atração (ótimo para quem tem criança), dicas de refeição no parque e muito mais. Clique aqui para acessar.

Sabendo os parques, você já pode começar a rascunhar a data que visitará cada um. E você pode utilizar as nossas dicas:

- o ideal é fazer um parque por dia, assim você aproveita muito mais cada parque.

- prefira ir a parques durante a semana, assim você evita lotações maiores durante os finais de semana. E, não esqueça de verificar se há feriado, porque nos feriados os parques também ficam mais cheios.

- entre nos sites para verificar os horários de funcionamento de cada parque e verificar se não haverá algum evento que pode impactar na lotação do parque. Uma boa dica é acessar os nossos calendários de horários e lotação dos parques, clique aqui para acessar. Assim você também verifica qual parque da Disney estará acontecendo o Extra Magic Hours, um benefício para hóspedes da Disney que pode impactar na lotação.

- para quem vai viajar no segundo semestre do ano, cuidado para não colocar o Magic Kingdom em uma data que haverá festa de Halloween ou Natal, isso porque em data de festa o parque fecha mais cedo e não acontecem os shows de encerramento, como o Happily Ever After.

- Se possível tente intercalar parque com dias para descanso ou outras atividades extras (que estamos mencionando no próximo tópico) ou compras. Se não for possível, coloque no máximo dois parques seguidos intercalando com compras/descanso, sendo um parque maior seguido por um parque menor. Nós temos um post que descreve quanto se anda em cada parque, clique aqui para acessar.

4 - Restaurantes, compras e atividades extras

Neste passo você precisa montar uma lista de restaurantes que deseja ir, principalmente os restaurantes que precisam de reserva dentro dos parques. 

Já sabendo a data que você deseja ir no parque, tente reservar o restaurante neste dia, caso não consiga, verifique em outras datas que não irão impactar tanto no roteiro. Você pode até trocar um parque pelo outro no roteiro.

Veja aqui os restaurantes com personagens dentro dos parques.

Restaurantes com personagens nos hotéis da Disney também são uma boa opção para os dias de compras ou descanso. Eles também precisam de reserva antecipada.

Uma outra opção para dias de descanso, é aproveitar para fazer passeios por exemplo no Disney Springs ou CityWalk, aproveitar o dia para assistir aos shows do Blue Man Group (no CityWalk) ou do Cirque Du Soleil (no Disney Springs, os shows irão estrear em março/2020). 

Como atividade extra também há o jogo de basquete da NBA (eu considero como um espetáculo, por ser incrível!) e na Arena, onde acontecem os jogos de basquete, também acontecem outros shows e eventos, por exemplo Disney on Ice, show de cantores famosos, e até do Cirque Du Soleil (nós já assistimos ao show Crystal do Cirque du Soleil), é preciso sempre verificar a agenda de eventos da Arena. Veja aqui como verificar o calendário de eventos da Arena.

E, para quem viaja no verão, considere parques aquáticos e o Discovery Cove, são uma ótima opção para você descansar e curtir as piscinas.

Incluindo os dias de compras você completa o seu roteiro de viagem.

5 - Tenha flexibilidade

É fato que por muitas vezes, antes da viagem, você precisará alterar o roteiro, não esqueça de sempre dar atenção as nossas dicas anteriores.

Mas, você pode precisar alterá-lo durante a viagem também, eu sempre recomendo ter dias disponíveis para você ter flexibilidade durante a viagem, por exemplo, se chover em um dia que seria parque você pode trocar por compras. 

Imprevistos acontecem, você está de férias, não precisa ficar estressado. 

E lembre-se, é impossível conhecer tudo o que há em Orlando em apenas uma viagem, dê prioridade para o que você e seu grupo gostam de fazer. E se tudo o que você deseja não couber na sua viagem, esta aí uma excelente desculpa e oportunidade para planejar uma próxima viagem à Orlando 😉.


Nenhum comentário:

Postar um comentário