15 de maio de 2016

KENNEDY SPACE CENTER - ROTEIRO

O parque Kennedy Space Center não é muito extenso e não possui muitas atrações, mas possui tudo o que um apaixonado pelo espaço quer ver, muitos foguetes, ônibus espaciais, cápsulas, ou seja, muita história.

Tudo dentro do parque está atrelado à história da NASA e suas missões e você até poderá tocar em uma pedra LUNAR.

Pode parecer em um primeiro momento que não é um parque em que uma criança irá se divertir, engano! Eu levo a Giovana e ela adora! Há locais onde as crianças podem brincar, afinal brincando se aprende muita coisa, inclusive sobre o espaço.

Aqui, neste roteiro passaremos a descrição de cada atração, altura mínima exigida, atrações e locais para crianças brincarem, informações sobre filas, dicas, sugestão de refeição, entre outros. Um roteiro completo do parque. E, se você quiser imprimir este roteiro, clique aqui.

Antes de começarmos, quero passar uma informação que considero muito importante, porque quem não entende o inglês pode achar que não entenderá nada no Kennedy Space Center...nananinanão... Irá entender sim, olha a nossa dica:

Dica: logo que você entrar no parque verá o Information Central, é uma central de informações onde você aluga o aparelho de áudio chamado Guia em Áudio. Com ele você terá o áudio em português de tudo o que desejar dentro do parque. E como funciona?



Quase todas as exposições dentro da NASA possuem um número (como o da foto acima), basta digitar esse número no aparelho Guia em Áudio e você escutará sobre a exposição em português. E além do português, há Guia em Áudio em francês, alemão, italiano, espanhol e japonês.

Abaixo uma parte do áudio de uma exposição:

                        

Agora vamos ao parque...

Recomendação
Como todos os parques, chegue cedo, de preferência no horário de abertura. Tem muita coisa para ser visto e em alguns prédios você passará horas olhando, analisando e admirando, para você ter uma ideia só no prédio Atlantis ficamos 2 horas, mas também olhar a Atlantis ali, inteirinha, aberta, na nossa frente... é de deixar qualquer um de boca aberta.

Obs.: Não se esqueça de retirar o guia do visitante com o mapa na entrada do parque. 

Esse parque não possui land ou área como nos demais, ele é separado por prédios/locais, ou seja, cada prédio tem um assunto espacial em especial, assim para melhor descrevermos separamos os tópicos por prédios/locais também.

Dica: Eu recomendo você iniciar o passeio pelo fundo do parque, porque ao fundo estão os dois principais prédios, um é o Space Shuttle Atlantis e o outro o Apollo/Saturno V. O prédio Apollo/Saturno V é o mais afastado e é preciso pegar um ônibus do próprio parque, já incluso no ingresso. Mas, tem um detalhe, há um horário limite de saída do ônibus, o último que levará ao prédio da Apollo costuma ser às 14:00h, por isso eu recomendo que você inicie o passeio por este prédio (sempre verifique os horários no guia de horários retirados na entrada do parque).

E o nosso roteiro também iniciará pelo fundo do parque, vamos lá:


1 - Apollo / Saturn V Center

Saturn V foi o foguete utilizado nas missões Apollo, por isso o prédio leva esse nome. As missões Apollo foram várias, mas a mais marcante foi, sem dúvida, a Apollo 11 em que o homem pisou em solo lunar, em 1969. E esse prédio possui muito dessa missão fantástica.

Para chegar a esse prédio, conforme já mencionamos anteriormente, é preciso pegar um ônibus, as saídas dos ônibus são pelo Center Bus Tour que fica ao lado do prédio Space Shuttle Atlantis. Não precisa comprar nada a mais para fazer esse passeio, ele faz parte do ingresso do parque, e as saídas são de 15 em 15 minutos. Se no dia que você for ao parque não houver lançamento de foguete, antes de chegar ao prédio Apollo/Saturn V Center, você passará por algumas plataformas de lançamentos existentes no parque, inclusive, a plataforma que lançou a Apollo 11 e pelo edifício de montagem de veículos (somente por fora).


Chegando ao prédio você terá que esperar o seu grupo ser liberado para entrar, pois há duas apresentações e quem gosta da história do espaço não pode perder. Na primeira sala há um filme contando a história da missão Apollo, posteriormente você é encaminhado para uma sala onde há uma simulação do lançamento. Eu acho incrível e emocionante (eu sempre falo que choro com as atrações!), inclusive porque já assisti a um lançamento de foguete na NASA (contei neste post), mas essa simulação nos faz voltar no tempo. 

Sala de controle, onde há a simulação do lançamento
Na saída da simulação você encontrará o foguete e o seu tamanho impressiona. Em todo o galpão você encontra detalhes sobre o Saturn V. Na lateral esquerda, mais ao fundo, está uma pedra Lunar e todos podem tocar, aliás rende muitas fotos entre os visitantes, mas já vou alertando ela é bem pequena :(

Neste prédio há um cinema/teatro com apresentações constantes sobre a chegada do homem à Lua e na saída há uma exposição com as roupas e acessórios dos astronautas.  

Alimentação: O prédio é afastado do parque, mas você não precisa se preocupar com a alimentação, porque aqui há o restaurante Moon Rock Cafe, com pizzas, sanduíches, frangos empanados e muito mais.


Saindo do prédio você pegará o ônibus novamente para voltar ao parque.

Próxima parada do passeio: Space Shuttle Atlantis. 

2 – Space Shuttle Atlantis


Em 2011 a NASA oficializou que seria oferecido ao Kennedy Space Center, após sua aposentadoria, o ônibus espacial Atlantis. E assim o foi. Em 2013 foi inaugurado esse prédio.

Este ônibus ficou em operação por 30 anos, sendo considerado como programa vai e vem espacial. Suas missões foram, principalmente, para a construção da Estação Espacial Internacional e lançamento e manutenção do Telescópio Espacial Hubble. 

Assim que você entra no prédio da Atlantis encontrará uma fila, não saia dela, a fila é para entrar na sala e assistir a um filme rápido sobre a história de como foi criado o ônibus espacial e ao final você terá uma surpresa emocionante (não vou contar tá!?!).

Neste prédio você encontrará também, em exposição, as réplicas das peças do ônibus espacial, como rodas, cabine, entre outros.

Quem gosta do espaço vai concordar comigo: a Atlantis é linda!
Também há uma cabine demonstrando a posição do astronauta dentro do ônibus espacial, um escorregador simulando a descida do ônibus e uns tubos simulando o minúsculo espaço por onde passam os astronautas. Nestes dois últimos as crianças amam brincar e está liberado para elas e os adultos se divertirem.

                       
                    Que delícia de gargalhada da Giovana

Neste prédio fica localizada a atração Shuttle Launch Experience (SLE), um simulador onde o tema não poderia ser outro, o lançamento de um ônibus espacial. Eu fui e a Giovana também, e adoramos, ele é muito mais tranquilo do que o Mission Space do parque da Disney, o Epcot. Costuma ficar com fila mediana durante todo o dia e a altura mínima exigida para entrar nesta atração é de 112 cm.

Alimentação: próximo ao prédio da Atlantis há o Orbit Cafe, um restaurante com sanduíches, pizzas, frangos empanados, sobremesas, entre outros. Há totens onde você faz o seu pedido e você poderá escolher o idioma português. Após o pedido, se a sua compra for em dinheiro, basta se dirigir ao caixa. Eu prefiro este restaurante do que o Moon do prédio Apollo / Saturn V.



Após passar por estes dois principais prédios você encontra outros ambientes menores, mais rápidos na visualização, vamos lá:

3 - Rocket Garden

Assim que você entra no parque verá alguns foguetes em pé e deitados, esse é o jardim de foguetes. Uma parada nesse local, para apreciar os foguetes que marcaram a história espacial, é muito legal. Cada um possui o seu descritivo, qual sua missão, entre outros.

Você também encontra algumas cápsulas para entrar.


4 - Early Space Exploration

Um espaço dedicado a história das missões espaciais, com destaque para os programas Mercury e Gemini. Aqui você poderá ver muitos itens dos primeiros voos espaciais, inclusive os consoles de controle do programa Mercury.

5 - IMAX Theaters

Cinemas do tipo IMAX em 3D, com filmes de aproximadamente 45 minutos e todo em inglês. Atualmente passam dois filmes, um é o Hubble 3D narrado pelo Leonardo di Caprio e o outro é o Journey to Space 3D narrado pelo Patrick Stewart.

6 - Journey to Mars

Este ambiente é dedicado ao planeta vermelho Marte. Aqui há jogos interativos e simuladores, além de uma apresentação com horários definidos (os horários da apresentação estão no guia de horários). Você também pode ver veículos de exploração, o Mars Rover, são sondas de marte, lembra daquele veículo que foi para Marte, parecia um robozinho?


7 - Angry Birds Space Encounter

Um espaço dedicado para as crianças brincarem, com o tema do Angry Birds.

8 - Children's Play Dome

Um playground grande para os pequenos. A Giovana adora!! (Conheça os playgrounds que existem nos parques de Orlando, clique aqui).

9 - Constellation Sphere

Bem próximo ao restaurante Orbit Cafe está esta praça, no centro há uma esfera sobre a água e as crianças adoram brincar empurrando a esfera.

 

10 - Astronaut Encounter

O parque sempre proporciona encontros com astronautas veteranos. Nestes encontros, primeiro o astronauta faz uma apresentação falando da experiência dele e depois é aberto para os visitantes fazerem perguntas e tirarem dúvidas com os astronautas. O astronauta brasileiro Marcos Pontes já apareceu por lá. O parque também abre um almoço com o astronauta, mas nesse caso é preciso comprar ingresso com antecedência, os preços são US$ 29,99 por adulto e US$ 15,99 por criança.

Para conhecer a programação do parque com as datas e os astronautas que estarão presentes clique aqui

11 - Nature and Technology

Neste prédio você verá um pouco sobre a região da ilha Merritt, sua fauna e flora e como é o equilíbrio entre tecnologia e natureza.

12 - Astronaut Memorial

Uma área dedicada a homenagear os astronautas que deram suas vidas nas missões, entre eles estão homenagens aos astronautas da Apollo 1, Challenger e Columbia. No caminho para o memorial você pode visualizar uma réplica do jato T-38, muito utilizado pelos astronautas.

Compras

Para as compras há lojas espalhadas pelo parque e a maior delas é a Space Shop.


Olha quem eu encontrei para tirar foto!!!

TOURS

O parque também possui tours, para quem deseja se aprofundar e conhecer em detalhe alguns locais. Esses tours são pagos à parte e é necessário agendar uma data, isso pode ser realizado através do site do Kennedy Space Center, clique aqui.



Bom passeio!!!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário