3 de maio de 2015

LANÇAMENTO DE UM FOGUETE NO KENNEDY SPACE CENTER - NASA

O parque Kennedy Space Center Visitor Complex proporciona diversas experiências aos seus visitantes e uma experiência que há um tempo queríamos fazer e nunca conseguíamos conciliar as datas era assistir ao lançamento de um foguete. Nesta última viagem conseguimos realizar este sonho.

Foi uma experiência incrível e, aqui, vamos contar todos os detalhes.

Próxima parada: Kennedy Space Center Visitor Complex - NASA.


O lançamento que assistimos ocorreu no dia 25/03/2015 da base de lançamento SLC-37, às 14:36h.

Missão: Foguete Delta IV, não tripulado, transportando o GPS IIF-9 (o nono foguete de um total de 12 que estão programados para levar GPS) .

Ao longo do ano a NASA realiza diversos lançamentos de foguetes no Complexo Kennedy Space Center, em alguns lançamentos a NASA vende tickets para os visitantes assistirem à tudo próximo da base de lançamento. Os tickets são limitados, ou seja, é liberado até atingir um determinado número de visitantes.

Os nossos ingressos eram para assistir ao lançamento na NASA Causeway, ela fica localizada a 3 milhas (4,8 km) de distância da base de lançamento, este era o local mais próximo que o visitante do Kennedy Space Center poderia estar da base, por questões de segurança.

A NASA Causeway fica dentro do complexo Kennedy Space Center porém distante do parque, sendo assim em nossos ingressos, chamados de Launch Transportation Ticket, constavam o transporte até o local de visualização do lançamento. 

Precisávamos estar ao lado do guichê de informações, logo após passar a entrada do parque, às 12h, mas nossa ansiedade era tanta que às 11hs já estávamos na fila para esperar o transporte (na verdade eu não dormi direito à noite, de tanta ansiedade). Fomos quase os primeiros da fila, quase, porque tinham pessoas mais ansiosas que chegaram primeiro.

A fila esperando pelo transporte para assistir ao lançamento do foguete
O dia estava quente e o sol já estava incomodando, mas o pessoal ficou firme e forte aguardando na fila, não haviam quase sombras para amenizar o sol.

Um pouco antes do horário estabelecido uma funcionária do parque entregou uma pulseira azul para cada visitante.

Nossas pulseiras
Os portões se abriram e os ônibus chegaram, um a um foram estacionando em fileira. Eu contei 7 ônibus. Claro que o nosso era o primeiro (hahaha!!!!).

Enquanto as pessoas se acomodavam, nos televisores dentro do ônibus passavam filmes de lançamentos de foguetes efetuados pela NASA. Minha ansiedade só aumentava.

Obs.: Os ônibus são equipados com elevadores e espaços específicos para cadeirantes. As mamães e papais podem levar o carrinho de bebê, o motorista irá guardá-lo dentro do ônibus que você estará e no retorno ao parque ele te entregará.

Todos acomodados, lá vamos nós... rumo a NASA Causeway.

Os ônibus que nos levaram a NASA Causeway
A NASA Causeway é um local aberto e por isso, apesar do sol, o vento frio era de fazer bater os dentes, mesmo colocando casaco.

No local haviam arquibancadas, 2 cabines de banheiros e um trailer que vendia água, refrigerante, salgadinhos e souvenir, muito requisitado, afinal era hora do almoço.

À nossa frente estava o rio Banana e a quase 5 quilômetros, estava ele... o foguete, pronto em sua base de lançamento.

As arquibancadas na NASA Causeway
A plataforma de lançamento a quase 5 km
 de distância 



















Enquanto esperávamos, o áudio ao vivo com o pessoal envolvido no lançamento nos passava quanto tempo faltava. Em um determinado momento fizeram a checagem dos equipamentos, parecia que estávamos em um filme.

E o grande momento finalmente chegou... a contagem regressiva do lançamento. Ninguém se mexia, nem falava, todos com seus celulares, filmadoras e máquinas fotográficas em uma única direção.

10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1....

                      

A fumaça forma uma nuvem que acaba impedindo a visualização da saída do foguete, mas logo depois é possível acompanhar toda a sua trajetória. E o barulho é de arrepiar.

Todos acompanharam o foguete até o momento em que foi avisado que a missão tinha sido um sucesso.

E depois? Hora de voltar ao ônibus e curtir o parque, com certeza de uma forma diferente... afinal, mais um sonho realizado! 

Outras informações:

Além da compra do ticket para assistir ao lançamento é necessário também comprar ingresso para o parque Kennedy Space Center.

Neste caso, o ticket para assistir ao lançamento custou US$ 49,00 + impostos, por pessoa e para criança era o mesmo preço. Esse ticket é vendido apenas pela NASA, você não encontra em nenhuma agência de turismo. O passo a passo para você comprar o ticket para assistir a um lançamento será descrito no próximo post.

Para este lançamento foram publicados 4 lugares diferentes que os visitantes poderiam observar o lançamento do foguete, porém o mais próximo era este, na NASA Causeway.

Um era na LC-39 Observation Gantry, com o mesmo preço, porém a 5,5 milhas de distância.

Os outros dois não precisavam de ticket de transporte, apenas o do parque, porém eram mais distantes (um próximo ao prédio da Atlantis a 7 milhas de distância e outro próximo ao prédio Apollo/Saturno a 8 milhas). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário