18 de julho de 2015

COM A ALTA DO DÓLAR COMO ECONOMIZAR COM A VIAGEM?

Nos últimos meses o que mais ouvimos foi que o dólar está em alta e com tendência a subir mais ainda. Onde ele vai parar, não é? 

As viagens para fora do país estão encarecendo e muitas pessoas estão pensando em adiá-las.


Gráfico com cotação do dólar turismo
no período de 1 ano, fonte UOL Economia.
Onde irá parar?
Normalmente, comprar a viagem com antecedência sai mais barato do que comprar tudo de última hora. E planejando você verificará que alguns itens não são tão importantes e se tornam desnecessários para a sua viagem. 

É difícil escrever o que excluir para economizar, porque cada pessoa tem uma vontade em especial, o que uns acham supérfluos outros não acham. Mas calma, planejando você conseguirá reduzir os custos.

O que podemos dizer e que é certo é que viajar para Orlando é sempre um sonho e você estará indo para se divertir. Então, mãos à obra... vamos planejar.

1- Hotéis e passagens

Primeiramente, viajar na baixa temporada sai muito mais barato do que na alta temporada. Se você consegue ter flexibilidade aproveite os meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro.

Você poderá encontrar várias promoções para atrair passageiros e hóspedes.

E, outra vantagem é que baixa temporada é sinônimo de parques mais tranquilos.

2 - Tempo de viagem

Ficar 30 dias ou 20 ou 15.... Considere um período adequado para você, avalie o custo x benefício. Às vezes incluímos mais um dia e outro e outro... e esquecemos que incluindo mais dias também deverá incluir mais dinheiro para comer, além de aumentar em diárias do carro, combustível, etc...

Planeje direitinho quantos dias você pretende ficar na cidade.

3 - Comprar dólar em espécie ou levar cartão de crédito ou cartão pré-pago

Antes de mais nada você deve saber o que está incluso no valor para a compra de dólares ou utilização de cartões. 

O IOF incide em todas as opções, a diferença é o percentual. Além dele podem ser cobradas taxas. Cada casa de câmbio ou banco trata de uma forma, você deve fazer uma cotação para verificar o mais atrativo.

Basicamente, os turistas brasileiros utilizam 3 opções: dólar em espécie, cartão de crédito e cartão pré-pago.

O cartão pré-pago foi muito utilizado, mas com a inclusão de 6,38% de IOF ele tornou-se menos atrativo para os turistas. Porém, continua sendo uma das formas mais seguras de levar o seu dinheiro em uma viagem.

Cada vez mais os turistas estão optando por viajar com as maiores quantias de dólar em espécie mesmo, porque essa está sendo a opção mais barata, com a incidência de 0,38% de IOF no valor total da compra do dinheiro. O bom é que a cidade de Orlando não é violenta, você não verá roubo a mão armada, mas evite carregar grandes quantias de dólares no bolso para não chamar a atenção do bandido. Verifique direitinho onde deixará seu dinheiro e saia apenas com a quantidade a ser utilizada no dia.

Outra forma comum de levar dinheiro na viagem é com o cartão de crédito. Alguns especialistas mencionam que é uma boa opção, apesar da cobrança de 6,38% de IOF e da imprevisibilidade da cotação do dólar no dia do pagamento da fatura, você ganha pontos em programas de fidelidade. Mas, de repente você pode ser um sortudo e conseguir uma boa cotação no dia do pagamento.

Outras formas de levar seu dinheiro é através de cartão de débito internacional e trevel check, todos com a incidência de IOF de 6,38%.  

O importante é você avaliar direitinho o que será melhor para você. Se você for levar dinheiro em espécie ou colocar em cartão pré-pago, aproveite as oscilações da moeda e vá comprando aos poucos. 

Eu costumo acompanhar a cotação por um período e estipulo que só abaixo de determinada taxa eu efetuo a compra, claro que haverá ganhos e perdas, mas na média será uma boa cotação.

O cartão de crédito eu levo sempre comigo, mas deixo para uma emergência, principalmente por viajar com criança como é o meu caso. Se este for seu caso tenha em mente que emergência é emergência, a compra de um eletrônico não é emergência, segura a tentação. E não esqueça de avisar o período da viagem para a operadora do cartão de crédito.

4 - Alugar um carro ou não

Alugar um carro é, ainda, a melhor opção em Orlando. O táxi sairá mais caro e o transporte público fará você perder tempo com voltas e mais voltas pela cidade.

Você pode avaliar a possibilidade de diminuir a categoria do carro, porque quanto mais baixa a categoria mais barato será. 

E uma ótima informação é que nos EUA o preço da gasolina está abaixando. ;)  

5 - Restaurantes

Em geral, a refeição em Orlando é barata, mas, claro que alguns restaurantes são mais caros que outros, inclusive dentro dos parques. 

Considere levar aos parque mais petiscos (salgados, doces etc) para comer ao longo do dia e evitar comprar dento do parque, que é mais caro.

Todos nós gostamos de fazer refeição com os personagens, mas caso você decida não fazer não tem problema, pois todos os personagens você encontrará em lugares específicos nos parques, sem precisar pagar uma refeição. A diversão continua sendo a mesma.

Obs.: Aqui no blog tem posts com a localização de todos eles, clique aqui, aqui, aqui e aqui.

6 - Compras

É indiscutível os preços inferiores nos EUA em relação aos brasileiros, principalmente em roupas e brinquedos.

Mas, para muitos esse é um item que acaba pesando no bolso, principalmente por que a diferença de preço nos faz agir pela emoção.

Então, seja racional, eu recomendo levar uma lista com o que você deseja comprar e verificar preços com antecedência. Algumas lojas fazem promoção apenas pela internet, neste caso, verifique a possibilidade de entregar no seu hotel.

E use e abuse dos cupons de desconto, não tenha vergonha em apresentar na loja. Se eles exitem são para serem utilizados. Com a utilização dos cupons de desconto você verá a diferença na hora de pagar... e vai sobrar dinheiro para você utilizar em outras coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário