14 de dezembro de 2015

IMPOSTO DEIXARÁ PREÇOS DE VIAGENS MAIS CAROS

No começo desse mês o Ministério do Turismo publicou em seu site que a partir de 2016 as empresas de turismo terão um custo a mais, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Com isso, a probabilidade é um aumento nos preços das viagens internacionais, em 6,38%. 

Esse percentual (o mesmo do IOF para compras com cartão de crédito) impactará em ingressos, hotéis....  

Veja porque ficará mais caro:



Atualmente, as agências de turismo possuem isenção no IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) nas operações de envio de dinheiro para os fornecedores internacionais. Os envios de dinheiro para os fornecedores internacionais são para pagamento (em dólar) dos hotéis, ingressos, entre outros, vendidos pelas agências brasileiras. Infelizmente, a isenção acaba no último dia deste ano, 31/12/2015. 

Com o fim da isenção as agências de turismo passariam a ter a alíquota de 33% no imposto, bemmm caro. Conforme publicado no site do Ministério do Turismo, foi fechado um acordo entre o Ministro do Turismo e o da Fazenda para que a alíquota do imposto fique em 6,38% ao invés dos 33%, mas esse acordo precisa ser aprovado pelo Congresso. Por isso, lá no começo do texto eu mencionei que era uma probabilidade o percentual de 6,38%. Sabe aquelas probabilidades com 99% de chance de acontecer? É essa.

De qualquer forma, o fim da isenção irá acarretar em um aumento de preço nas viagens e isso é péssimo, por enquanto não sabemos o impacto. Meu conselho, se você planeja viajar no ano que vem, é tentar comprar sua viagem ainda este mês, para não sofrer com o impacto nos preços.

A agência parceira do nosso grupo irá garantir os preços atuais dos ingressos nas compras com pagamento até 23/12. Estamos aguardando o que será realizado no governo e congresso nacional.

Qualquer novidade sobre esse assunto iremos publicar aqui no blog. 


Para ler a reportagem do Ministério do Turismo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário