20 de abril de 2018

DICAS PARA EVITAR FURTOS NAS MALAS NOS AEROPORTOS

Sempre estamos lendo relatos de pessoas que sofreram algum tipo de furto nos aeroportos do Brasil após voltarem de viagem dos Estados Unidos. São furtados objetos leves e fáceis de carregar, como roupas, perfumes, bolsas, entre outros. Estes objetos são retirados das malas antes das mesmas chegarem à esteira.

Infelizmente é uma realidade em nossos aeroportos e não temos condições de sanar essa situação, mas, podemos organizar as malas tentando dificultar o furto, afinal como já diz o ditado popular: "a ocasião faz o ladrão".

Neste post reunimos algumas dicas que utilizamos em nossas viagens:

1 - Par de tênis

Nos Estados Unidos os tênis possuem preços baixos em relação aos praticados no Brasil e mesmo com o dólar mais alto ainda é vantajoso comprar lá fora. Por isso, é muito procurado por turistas brasileiros. É raro um turista brasileiro não trazer pelo menos um par na mala.

Há um tempo atrás uma amiga teve seu par de tênis roubado da sua mala e desde então, em todas as nossas viagens, utilizamos a seguinte dica: nunca colocar o par de tênis na mesma mala, coloque um pé em cada mala

2 - Objetos de valor devem estar na mala de mão

Os objetos de valor como jóias, relógios, aparelhos eletrônicos, entre outros, devem estar na mala de mão e não nas malas despachadas. 

3 - Objetos frágeis, como perfume

Os objetos mais frágeis, como por exemplo os perfumes, enrolamos em plástico bolha e colocamos dentro de outro objeto como um pote e ao final colocamos o pote no meio das roupas, ficando bem escondido.

4 - Roupas e bolsas

Alguns itens mais caros como casacos e bolsas podem ficar no fundo da mala, os itens mais baratos ficam em cima.

5 - Tirar as compras de caixas e sempre sem etiquetas

Não deixe nenhum produto dentro de sua caixa e retire as etiquetas. Ambos os casos são para evitar chamar a atenção do ladrão caso ele consiga abrir a mala.

6 - Prenda o cadeado e o zíper na alça da mala

Os ladrões procuram as malas que sejam mais fáceis de abrir e, por incrível que pareça, fáceis para fechar também, porque assim não fica rastro de que houve o furto e o turista perceberá apenas em casa, quando der falta de algum item. 

Para abrir eles inserem uma caneta no zíper e com facilidade abrem, para fechar eles arrastam o zíper, mesmo que ele esteja com cadeado. E um jeito para dificultar o ladrão é prendendo o cadeado e o zíper na alça da mala, desta forma ele não conseguirá fechar a mala uma vez que o zíper não se movimentará. 

Algumas pessoas colocam lacres na mala, mas também há um cadeado com alças que serve para isto mesmo, como este da foto abaixo. E é deste tipo que utilizamos em nossas malas.

Obs.: Eles são compatíveis com a TSA.

E se você perceber que sua mala está aberta, não exite em falar com a companhia aérea. 

Para evitar que o ladrão insira a caneta no zíper para abrir a mala algumas pessoas colocam fita adesiva Silver Tape em todo o zíper. Confesso que ainda não fiz isso, mas já vi diversas malas nos aeroportos com este adesivo.

7 - Plastificar ou colocar capa

Plastificar as malas também é mais uma forma de dificultar o furto da sua bagagem. Nós já plastificamos e não tivemos problema, funcionou perfeitamente, inclusive uma vez a TSA abriu a mala da minha mãe, eles retiraram o plástico, fizeram a checagem, deixaram o papel mencionando que eles averiguaram a mala, fecharam a mala e colocaram um outro plástico. 

Quanto a capa, ainda não utilizei, mas já li alguns relatos de pessoas que aprovaram, inclusive porque permite a colocação de um cadeado também, além do cadeado da mala.  

Espero que essas dicas te ajudem, assim como me ajudam bastante no retorno ao Brasil. Não sei se foram elas ou se foi sorte, mas nunca tivemos furtos em nossas malas.

O próprio Aeroporto Internacional de Guarulhos já publicou algumas dicas e informações em caso de furto, que você pode conferir aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário