25 de agosto de 2014

CLIMA DE ORLANDO

Muitas pessoas tem dúvida sobre o clima na cidade de Orlando, principalmente quem vai viajar com criança pequena.

Não precisa se preocupar, Orlando fica na Flórida, que também é conhecida por Sunshine State e está próximo ao trópico de Câncer, por isso a temperatura média anual é de 23ºC, ou seja, agradável e bem semelhante a do Brasil.

Vamos descrever, de uma forma geral, o que você irá encontrar nas estações do ano em Orlando, porém vale frisar que, assim como acontece no Brasil, podem ocorrer dias mais quentes bem no meio do inverno, como também um ventinho gelado no verão.

Primavera (final de março a junho) e Outono (final de setembro a dezembro):
Eu considero a primavera e o outono as melhores épocas para ir à Orlando, principalmente para quem estará com crianças pequenas no grupo. Possui temperaturas agradáveis ao longo do dia e esfria um pouco à noite. 

Ideal para ir aos parques temáticos por ser baixa temporada e estará calor mas sem exagero, porém poderá ter dias frios dificultando a ida aos parques aquáticos.

Verão (final de junho a setembro) e Inverno (final de dezembro a março):
Em Orlando essas duas estações do ano são bem definidas, ou seja, o verão é bem quente e costuma ocorrer pancadas de chuva à tarde e o inverno sem chuvas e bem frio, com termômetros marcando temperaturas abaixo de 10º₢.

São épocas de férias, possui o feriado do Natal e os parques costumam ficar no nível máximo de lotação.

Obs.: Como os parques ficam lotados no verão, a sensação térmica é ainda maior. Boné ou chapéu, protetor solar e muita água são necessários.

Na figura abaixo está um gráfico com as médias de temperaturas por mês. Em laranja e azul claro estão as temperaturas que normalmente ocorrem no mês. Em vermelho e azul escuro estão as temperaturas recordes, tanto máxima como mínima, ou seja, são as temperaturas que dificilmente você encontrará na cidade.

Fonte: weather.com
Conforme o histórico do site weather.com:
  • o mês mais quente é JULHO e o mais frio é JANEIRO;
  • a temperatura mais alta registrada foi 39ºC, em 1921; e
  • a temperatura mais baixa registrada foi -8ºC, em 1894.
Podemos dizer que o inverno é mais rigoroso entre janeiro e fevereiro, mas a probabilidade de nevar é baixa.

E as chuvas? São bem concentradas no verão, onde acontecem aquelas tempestades à tarde.

O gráfico abaixo mostra o índice pluviométrico em Orlando. Observe que, na média, o mês de JUNHO é mês mais chuvoso.

Fonte: weather.com

Outro assunto que já me perguntaram foi sobre os furacões. Pois é, podem ocorrer, a época comum de furacões na Flórida é no segundo semestre, com o foco maior no mês de setembro. Eles se formam devido às tempestades tropicais no oceano Atlântico.

Mas uma notícia boa é que Orlando fica mais afastado do litoral, dificultando a chegada do furacão, porém podem sobrar resquícios na cidade como forte chuva e vento.


Não é nada para se preocupar! Aproveite a viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário