2 de novembro de 2015

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NOS PARQUES - POR MARIANA PRANKE

Nosso post hoje é sobre a acessibilidade nos parques para portadores de necessidades especiais (PNE). Muitas pessoas com necessidades especiais acreditam que não podem viajar e conhecer a Terra da Magia, mas os parques estão preparados para atender a todos.

Eu convidei a Mariana Pranke, portadora de uma doença rara a Hipertensão Intracraniana Idiopática, para apresentar seu relato da viagem e descrever como funciona o atendimento nos parques às pessoas com necessidades especiais.

Mariana, seja muito bem-vinda ao Orlando em Família:

"Esse post será sobre a minha experiência na Disney com acesso PNE (Portador de Necessidade Especial). Quem olha para minha foto pode de cara pensar PNE essa menina? Sim! Possuo uma rara doença neurológica chamada Hipertensão Intracraniana Idiopática (página no facebook https://www.facebook.com/hipertensaointracranianaidiopatica). Ao longo dos anos descobri que não precisa ser cadeirante para ter acesso PNE e que a vida (é já é sofrida demais com esta doença) pode ficar bem mais confortável com esse tipo de acesso.


Meu maior sonho era conhecer a Disney World, contudo, um dos meus maiores medos era o longo tempo no voo e, sobretudo, o longo tempo em pé na fila das atrações (essa síndrome aumenta a produção de líquor na cabeça, causa dores muito fortes, além de ser motivo para perda de visão. Uso uma válvula para retirar essa produção excessiva, porém de pé, a válvula acaba drenando demais e eu acabo ficando com falta de líquido, isso dá tontura, dor e uma sensação de desmaio iminente).

Enfim, decidi realizar meu sonho da forma que fosse possível, eis que tive uma ideia, que tal escrever para os parques que vou visitar e perguntar como se dá o acesso a pessoas com necessidades especiais.

Foi então que vi que o meu sonho estava cada vez mais perto de ser verdadeiramente um sonho e não um pesadelo.

Este post tem dois objetivos, o primeiro, mostrar para as pessoas que respeito é bom e muito necessário! E o segundo, dar o passo a passo para que você saiba o que fazer para conseguir ter o DAS (Disability Access Service)! Lembrando que este post tem a intenção de informar que este serviço existe para pessoas que realmente tenham algum impedimento grave ou moderadamente grave de saúde!!!!!!

Começando pelo respeito, saí do Brasil munida de inúmeros laudos, declaração do neurologista, da oftalmologista, receitas dos medicamentos que uso. Tudo para poder comprovar a minha doença. Adivinha se alguém me questionou? Em todos os lugares que pedi para ter acesso facilitado, bastou eu dar a minha palavra, sim, isso mesmo, bastou eu dizer que não conseguiria ficar longo tempo em pé na fila para que conseguisse o registro de acesso facilitado nas atrações mais concorridas.

Além de não precisar entrar na fila, algumas atrações reservam espaços para pessoas com mobilidade reduzida (veja bem, o desenho da cadeira de rodas significa mobilidade reduzida e este espaço não é exclusivo para cadeirantes). Em todas as atrações que fiz uso deste espaço, nunca fui questionada se estava sentada ali porque precisava. Eu simplesmente sentava, assistia ao espetáculo e ia embora, com uma sensação maravilhosa de inclusão e respeito pela minha limitação.

Agora o passo a passo de como fazer para conseguir esse benefício:

Todos os parques possuem um departamento chamado Guest Service, é neste local que será concedido o benefício.

DISNEY: como estava hospedada no resort dentro da Disney e possuía MagicBand, meu acesso DAS ficou registrado na pulseira. Eles tiram uma foto e perguntam se tu vai precisar de cadeira de rodas ou outro tipo de auxílio. O benefício é cadastrado na pulseira do portador de necessidades, porém seus acompanhantes podem entrar junto na atração. Dentro dos parques da Disney existe bastante diferença de acesso. Em brinquedos mais procurados, você passa com a Band e reserva o horário que deve voltar (funciona como um FastPass, com a diferença que não há limite para uso). Lembrando que só é permitido reservar um brinquedo por vez. Quando não há muita fila, os funcionários te passam direto. A grande maioria das vezes você passa em uma fila especial, que faz com que você passe direto, DIRETO para entrada do brinquedo! Os meets com personagens só tem acesso prioritário se for uma atração com FastPass, do contrário, adultos mesmo com DAS devem ficar na fila pois o meet é para crianças!

SEA WORLD: também no Guest Service você faz a solicitação de acesso facilitado. Neste parque me foi entregue uma folha ofício com uma tabelinha, para que as atrações anotassem o horário de retorno. Como o Sea não tem muita atração com fila, precisei usar apenas uma vez, passei direto para entrada do brinquedo.

UNIVERSAL e ISLANDS: é necessário fazer apenas uma vez o cadastro e serve para os dois parques. Na Universal o esquema foi parecido com o Sea, ganhei um cartão com código de barras onde continha o tipo de acesso (lembrando que existem inúmeros tipos de acesso conforme o grau de comprometimento da pessoa) e a grade para marcar o horário das atrações. Neste parque é um pouco mais burocrático, mas nada surreal. Pediram meu passaporte e fiz a solicitação por escrito, com endereço, telefone, e-mail e assinatura. Após preencher o formulário o funcionário me perguntou o que eu precisava. Aí disse que não conseguia ficar longo tempo em pé na fila. Ele perguntou se além disso eu precisava de outro auxílio, como ajuda para subir escadas ou carrinho para locomoção em longos trajetos.

Com isso, você precisa se preocupar em ser feliz! O medo da HII pode ficar pra trás e, por alguns momentos, esquecer de tudo e curtir o mundo dos sonhos!

Espero que estas dicas sejam úteis para quem está pensando em viajar e tem medo de passar mal ou não aproveitar a viagem por conta de alguma doença."

Obrigada Mariana pelo seu relato e por dividi-lo com a gente! Com certeza suas dicas irão ajudar muitas pessoas com necessidade especiais e seus familiares a realizarem o sonho de viajar para Orlando e visitar os parques!
Se você também visitou o parque com alguém com necessidades especiais, deficiência ou alguma síndrome e quiser dividi-la com a gente, mande um e-mail para contato@orlandoemfamilia.com.br

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