1 de setembro de 2014

OS CUIDADOS COM A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

Quando viajamos com filhos, de qualquer idade, sempre nos preocupamos com a segurança.

A minha filha, com três anos, foi brincar no meio das araras dentro da loja Macy's do shopping Florida Mall, em Orlando, e sumiu. Foi uma loucura, mil coisas passam pela nossa cabeça nesse momento e a procura parece que não tem fim.

A Macy's é uma loja de departamento e possui milhões de araras e provadores espalhados nos seus dois andares. Nós chamávamos a Giovana, mas nada dela aparecer. 


Todas as funcionárias da loja e mulheres que estavam naquele momento perto da gente perceberam nosso desespero e começaram a procurar e chamar por ela. Independente de que língua elas falavam estávamos juntas por um único objetivo: achar a Giovana. Nunca imaginei tamanha ajuda. Foi quando uma moça nos avisou que a minha filha havia passado por ela naquele momento e, ufa, finalmente a encontramos.

É assim, uma brincadeira ou um piscar de olhos e pronto, eles somem das nossas vistas!

Neste post vou passar alguns cuidados e dicas de segurança que papais, mamães ou família, podem usar antes de sair ou soltar seus filhos em lugares com muitas pessoas. 
  • Para crianças maiores:
Quando estiver nos parques ou lojas/supermercados defina um lugar para encontro caso alguém se perca da família, mostre à criança esse lugar (uma placa ou uma entrada para uma atração). 

Dica para quando estiver nos parques: Use o mapa do parque para demonstrar à criança onde o lugar do encontro está localizado e deixe um mapa com a criança. Conforme vocês forem andando pelo parque identifique a localização atual no mapa da criança.

Dentro dos parques mostre às crianças quem são os funcionários, através dos uniformes ou pelo formato do crachá (alguns parques os funcionários possuem uniformes diferentes em cada área).

Formato do crachá da Disney
Para se comunicarem vocês podem comprar Walk Talk e dar um para cada criança e adulto, somente preste atenção para todos estarem ligados na mesma frequência. As crianças irão adorar carregar e falar com o Walk Talk.

Obs.: Walk Talk pode ser encontrado no Walmart e no Target e não é caro.

Outra possibilidade é cada um levar seu celular, como na Disney e na Universal há WiFi gratuito todos podem se comunicar tranquilamente.
  • Para crianças menores:
Coloque uma identificação na criança, etiqueta ou crachá, com nome e idade da criança, os nomes dos pais, telefone de contato, hotel que estão hospedados e o telefone e escreva que a criança fala português. 

Se estiver plastificado melhor ainda, não corre o risco de rasgar caso a criança derrube alguma bebida ou brinque em algum brinquedo com água. Tente colocar de forma que a criança não consiga tirar e explique para que serve.

Eu, depois do ocorrido na Macy's, passei a colocar na minha filha, diariamente, aquela mochila com bichinho que possui uma corda, como uma "coleira".  Muitas pessoas, aqui no Brasil, têm preconceito quanto a usar isso, mas nos Estados Unidos é normal. É melhor tê-la ao meu lado do que perdida. 


A mochilinha "coleira" nas costas da Giovana (no Epcot)
Essa mochilinha permite que eles fiquem soltos para andar e ao mesmo tempo ligados com a gente através da corda. A mochila da Giovana é um macaquinho e o rabo dele é a corda para prender na nossa mão. 

Na parte da frente ela fica bem presa e a criança não consegue tirar.


No Magic Kingdom
No Magic Kingdom
Nós conseguimos encontrar essa mochilinha na loja Toys "R" Us.
  • Para todos:
Uma dica legal é colocar em todos do seu grupo/família a mesma camisa e estampa e melhor ainda se essa camisa for de uma cor que chama a atenção, por exemplo laranja em um tom forte.

É muito comum ver nos parques a família toda (adultos e crianças) com a mesma estampa nas camisa. Fica mais fácil para as crianças identificarem os pais no meio da multidão.
  • Informações importantes: 
Após o episódio da Giovana perdida, começamos a prestar mais atenção ao redor e verificamos que muitas crianças se perdem.

Se isso ocorrer dentro dos parques procure um funcionário e avise o ocorrido, eles se comunicam por rádio, possibilitando achar seu filho rapidamente. As crianças perdidas são encaminhadas ao baby care center.

Se ocorrer em lojas ou supermercados avise um funcionário, eles também se comunicam através de rádio e inclusive, prestam atenção nas portas de saída.

Tente bater uma foto da criança antes de ir para o passeio, assim você poderá mostrar ao funcionário/segurança, inclusive, a roupa que a criança está no dia.

Com alguns cuidados, você só precisará se preocupar em se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário